Notícia
Taxa de desemprego no Reino Unido mantém-se nos 3,1%
A taxa de desemprego no Reino Unido manteve-se inalterada nos 3,1% em Dezembro, aproximando-se do mínimo registado em Julho de 1975, anunciou o Governo de Tony Blair.
Os despedimentos foram compensados pelo recrutamento de trabalhadores pelo Governo e algumas empresas de serviços, como a Marks & Spencer e Boots, para fazer face à maior procura durante a quadra do Natal.
O primeiro-ministro Tony Blair pediu um orçamento extra de 18,29 mil milhões de euros para os serviços públicos nos próximos três anos para contratar mais médicos, enfermeiras e professores.
O número de britânicos no desemprego caiu 5.800 para os 928.300, referiu o Governo. A taxa de desemprego manteve-se no quinto mês consecutivo nos 3,1% em Dezembro.
A taxa de desemprego no Reino Unido tem vindo a cair de um pico de 10%, registado em meados de 1993, ajudando a aumentar o consumo privado, que representa dois terços da economia.
O crescimento económico do Reino Unido acelerou para os 0,9% no terceiro trimestre, acima da média de 0,3% dos 12 países da Zona Euro.