Notícia
França avisa Trump que a União Europeia vai defender as suas fronteiras
Trump não descartou ação militar na Gronelândia, que faz parte da Dinamarca. Ministro dos Negócios Estrangeiros francês diz que a União Europeia não vai deixar atacar as suas fronteiras.
França avisou Donald Trump que não vai deixar qualquer país atacar as "fronteiras soberanas" da União Europeia. O alerta surge depois de o presidente eleito dos Estados Unidos se ter recusado a afastar ações militares na Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca.
"Não há dúvida que a União Europeia não permite que outras nações, sejam elas quais forem, ataquem as suas fronteiras soberanas", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Noël Barrot, à rádio France Inter, citado pelo The Guardian.
"As pessoas não sabem se a Dinamarca tem qualquer direito legal sobre ela [a Gronelândia], mas se tiverem, devem abandoná-lo, porque necessitamos dela para a segurança nacional", disse Trump, esta quarta-feira, numa conferência de imprensa na sua residência de Mar-a-Lago, na Florida, onde também ameçou o Canadá e o Panamá.
O presidente eleito dos Estados Unidos, que toma posse a 20 de janeiro, não descartou uma ação militar na Gronelândia, uma ilha com importância geoestratégica e com recursos naturais onde os Estados Unidos têm uma base militar. Um dos filhos de Trump fez uma visita à Gronelândia, precisamente esta terça-feira, para uma visita que disse ser privada.
Explica o The Guardian que o ministro dos Negócios Estrangeiros francês também incentivou a União Europeia a fazer alguma coisa em relação às ameaças de Elon Musk contra líderes europeus como Olaf Scholz.
"Se a Comissão Europeia não sabe como nos proteger destas interferências ou destas ameaças de interferência então tem de dar aos Estados-membros, incluindo França, a possibilidade de se protegerem", disse Jean-Noël Barrot, citado pelo jornal britânico.