Notícia
Portugal avança com emissão sindicada de dívida a 10 anos
O arranque do ano está a ser marcado por várias operações de dívida por parte dos países europeus, que estão a ir ao mercado para se financiarem. Portugal junta-se à lista com a emissão de uma nova linha de dívida a 10 anos.
Portugal está de regresso aos mercados de dívida. O IGCP mandatou o BBVA, o BNP Paribas, a Caixa BI, o Credit Agricole CIB, o J.P. Morgan e o Morgan Stanley para realizarem a emissão de uma nova linha de dívida a 10 anos que terá maturidade a 15 de junho de 2035.
A informação foi avançada pela Bloomberg que cita fontes próximas do processo. Não há qualquer indicação sobre o montante a obter com esta operação.
Nos mercados secundários, esta quarta-feira de manhã, os juros da dívida portuguesa, com maturidade a 10 anos, avançam 0,6 pontos base para 2,939%
Portugal deverá conseguir ao longo deste ano emitir dívida com custos mais baixos.
Com o Banco Central Europeu (BCE) a cortar as suas taxas de referência e o contágio das crises políticas na Zona Euro a manter-se contido, os analistas antecipam que o país beneficie de condições mais favoráveis do que no ano passado e que possa mesmo ser visto como "refúgio".
Com o início do ano, os países já estão no mercado para encherem os cofres e responder a necessidades de financiamento recorde. Itália vai ao mercado esta quarta-feira para uma venda sindicada de 15 mil milhões de euros e França no dia seguinte para um leilão de 11 mil milhões de euros.