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Compras online no Natal atingem recorde. Trocas e devoluções sobem 28%

Dados agregados pela Salesforce indicam que os consumidores já devolveram produtos avaliados em 122 mil milhões de dólares que tinha adquirido pela internet durante a época do Natal.

Bernd W'stneck/AP
08 de Janeiro de 2025 às 13:00
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As compras online em todo o mundo durante a quadra festiva atingiram um recorde de 1,2 biliões de dólares, traduzindo um aumento de 3% face ao ano passado, revela a Salesforce, a partir de uma análise de dados agregados da atividade de 1,5 mil milhões de consumidores em mais de 89 países, incluindo Portugal.

Em comunicado, enviado esta quarta-feira às redações, a tecnológica indica que os números mostram que "a época de compras de Natal decorreu melhor do que o esperado e previsto, impulsionada por um crescimento significativo nas compras 'mobile' e pelas redes sociais, juntamente com o aumento do gasto dos consumidores, após meses de poupança no primeiro semestre de 2024".

As compras online subiram 4% para 282 mil milhões de dólares nos Estados Unidos, enquanto na União Europeia tiveram um incremento homólogo de 1%.

Há, no entanto, que pesar as trocas, com a Salesforce a indicar que os consumidores já devolveram 122 mil milhões de dólares em mercadorias e produtos. "As marcas de retalho tiveram uma época festiva robusta, mas um aumento de 28% na taxa de devoluções em comparação com o ano passado, o que é motivo de alguma preocupação", comenta a diretora de consumer insights da Salesforce, Caila Schwartz, citada na mesma nota.

Um "influencer" chamado inteligência artificial

A Salesforce destaca ainda que esta temporada de Natal 24/25 fica ainda marcada pela utilização da inteligência artificial e dos agentes, tanto pelos consumidores como pelas marcas de retalho, para melhorar as experiências de compras de fim de ano através de recomendações de produtos e apoio personalizado às encomendas. E dá nota de que a IA "influenciou 229 mil milhões de dólares – ou 19% – de todas as encomendas online". Um número que traduz um aumento de 6% face ao mesmo período do ano passado.

"Os retalhistas que adotaram a IA e os agentes já estão a ver os benefícios, mas estas ferramentas serão ainda mais críticas no novo ano, à medida que as marcas tentam minimizar as perdas de receitas nas devoluções e voltar a interagir com os compradores", observa Caila Schwartz.

Os dados demonstram ainda uma tendência de crescimento do comércio em redes sociais, assim como a conversão em dispositivos móveis. De acordo com a Salesforce, marcas com estratégias em redes sociais obtiveram 20% das vendas globais de fim de ano através de plataformas como o TikTok Shop e o Instagram. "As redes sociais como canal de referência de tráfego também cresceram 8% face ao ano passado, direcionando 14% de todo o tráfego para 'sites' de 'ecommerce' durante a época", assinala a tecnológica indicando que "embora a quota do tráfego móvel global se tenha mantido a mesma em relação ao ano anterior (79%), a percentagem de encomendas efetuadas cresceu para quase 70%, acima dos 67% em 2023".

Na mesma linha, os pedidos via dispositivos móveis atingiram o seu nível mais elevado no dia de Natal, representando 79% de todos os pedidos, acima dos 77% de 2023, respondendo por 842 mil milhões de dólares em vendas globais.

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