Notícia
Taxa de desemprego da Zona Euro cai para 8,3% em Abril (actualização)
A taxa de desemprego na Zona Euro caíu para 8,3% em Abril, abaixo das estimativas dos analistas, influenciada pela diminuição das taxas de França, Espanha e Portugal, divulgou hoje o Eurostat.
Em Março, a taxa de desemprego situou-se nos 8,4%, depois de ter sido revista para incluir uma nova metodologia de cálculo implementada pela Alemanha.
Esta descida face à taxa de desemprego de 8,4% registada em Março surge num momento em que a economia europeia mostra sinais de abrandamento. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a economia europeia vai registar um crescimento de 2,6% este ano, uma queda face aos 3,4% verificados em 2000.
Em Portugal, a taxa de desemprego relativa ao mês de Abril caíu para os 4%, face aos 4,1% registados em Fevereiro, segundo os dados divulgados pelo Eurostat.
Com uma das taxas de desemprego mais elevadas da Zona Euro, a Espanha tem visto o desemprego a diminuir de 25% em 1994 para 13,4% no primeiro trimestre de 2001.
A taxa de desemprego em França, a segunda maior economia da Zona Euro, situou-se nos 8,7% em Abril, o mesmo valor registado no mês anterior.