Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Taxa de desemprego baixa para 10,1% no primeiro trimestre

A taxa de desemprego baixou para 10,1% no primeiro trimestre do ano, anunciou esta quarta-feira o INE. A economia criou 145 mil empregos num ano, no maior aumento desde o final de 2013.

Reuters
  • ...
A taxa de desemprego baixou para 10,1% no primeiro trimestre deste ano. O valor baixou 2,3 pontos face ao mesmo período do ano passado e é agora o mais baixo em pelo menos sete anos.

Apesar de a proporção de desempregados ter ficado acima do que previa o ministro da Economia, que apostava numa taxa abaixo dos 10% já no primeiro trimestre, o mercado de trabalho dá sinais de mais forte dinamismo na criação de emprego.



A economia criou 144,8 mil postos de trabalho em termos homólogos, num aumento de 3,2%, que de acordo com as explicações do INE é o mais alto desde o quarto trimestre de 2013.

E ao contrário do que é habitual o emprego também avançou no início do ano quando comparado com o trimestre anterior (0,3%). 

Do total de pessoas que estavam desempregadas no final do ano passado, 40% saíram dessa situação:22% arranjaram emprego e 17,8% tornaram-se inactivas. 

Com 524 mil pessoas oficialmente reconhecidas como desempregadas, o número regista uma diminuição homóloga de 18,2%, que também é a maior desde o 3º trimestre de 2013. 

Taxa de desemprego é a mais baixa em sete anos

A taxa de desemprego nunca tinha sido tão baixa desde o início da série do INE, que começa em 2011. Ou seja, em pelo menos sete anos.

A Madeira regista agora a mais alta taxa de desemprego (12,5%), seguida da região Norte (10,9%), enquanto a região centro apresenta a taxa mais baixa (8,1%).

Notícia actualizada às 12:11 com mais informação.




Ver comentários
Saber mais Desemprego emprego INE crescimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio