Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subida da cotação do petróleo gera aumentos da inflação

Segundo o Banco Central Europeu (BCE), a subida da cotação do petróleo nos mercados internacionais vai ter um impacto directo na evolução da inflação na zona do euro nos próximos meses, divulgou hoje...

15 de Outubro de 1999 às 13:37
  • ...
Segundo o Banco Central Europeu (BCE), a subida da cotação do petróleo nos mercados internacionais vai ter um impacto directo na evolução da inflação na zona do euro nos próximos meses, divulgou hoje o BCE no boletim mensal de Outubro.

O relatório salienta «no que dia respeito ao futuro próximo, alguns factores indicam que os preços poderão sofrer uma pressão para subir nos próximos meses», e acrescentou que «mais importante ainda, é esperar-se que a continuada subida das cotações mundiais do petróleo em Setembro tenha uma incidência directa sobre o Índice de Preços do Consumidor (IPC) nos próximos meses, devido ao encarecimento da energia».

A subida de preços do petróleo desde Fevereiro de 1999 tem levado ao aumento dos preços dos bens intermédios, que por sua vez provocou também uma subida nos preços de venda industriais. Quanto aos custos de mão de obra, uma das componentes do IPC, o BCE considerou «não há de momento, sinais de aceleração em 1999».

A taxa de inflação na zona do euro aumentou pelo segundo mês consecutivo, crescendo 1,2% em Agosto. Embora o BCE considere como temporários os efeitos da subida do IPC ligado às cotações petrolíferas, este adverte para o perigo do aumento dos preços fazer crescer as reivindicações de aumentos salariais, colocando em risco a estabilidade dos preços.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio