Notícia
Sampaio vai dissolver Parlamento e convocar eleições (act)
O Presidente da República acaba de anunciar que vai ouvir os partidos políticos com assento parlamentar e o Conselho de Estado. Esta decisão de Jorge Sampaio foi anunciada após uma reunião com Santana Lopes, que já confirmou que o presidente da República
O Presidente da República acaba de anunciar que vai ouvir os partidos políticos com assento parlamentar e o Conselho de Estado. Esta decisão de Jorge Sampaio foi anunciada após uma reunião com Santana Lopes, que já confirmou que o presidente da República vai dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.
Numa curta nota desta tarde, a Presidência da República informou que «o Presidente da República, ponderada a situação política actual, comunicou ao senhor primeiro-ministro a sua decisão de ouvir os partidos políticos com representação parlamentar e o Conselho de Estado, nos termos do artigo 133 alínea e) da Constituição da República»
Santana Lopes foi hoje a Belém a apresentar a proposta para substituir Henrique Chaves, que se demitiu no passado fim-de-semana.
Após a reunião com Sampaio, o primeiro-ministro confirmou que o Presidente da República vai dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas. Santana Lopes diz ter sido informado por Jorge Sampaio de que este ia iniciar as diligências «conducentes à dissolução da Assembleia da República».
O primeiro-ministro acrescentou que não chegou a apresentar a sua solução para substituir o ministro Henrique Chaves.