Notícia
Restaurantes sem limite de lotação. Bares e discotecas reabrem
A 1 de outubro bares e discotecas vão poder reabrir, ficando o acesso sujeito à apresentação do certificado digital. Os restaurantes e os espectáculos culturais deixam de ter limites à lotação. Mas a máscara continua a ser obrigatória nos transportes e nas grandes superfícies.
O Governo aprovou esta quinta-feira a terceira e última fase de desconfinamento do país, que tinha anunciado a 29 de julho.
A partir do dia 1 de outubro, o país entrará em estado de alerta, o que permite a reabertura de bares e discotecas com exigência de certificação digtal para o acesso, ou de teste negativo.
Já os restaurantes deixam de estar sujeitos a limites máximos de lotação por grupo e o seu acesso deixa de estar sujeito à exigência de certificado digital, acabando ainda os limites em matéria de horários.
Também os estabelecimentos turísticos, de alojamento local, ginásios com aulas de grupo, casinos, termas e spas deixam de estar sujeitos à apresentação de certificado digital, anunciou esta quinta-feira António Costa.
Os casamentos e batizados deixam também de ter limites de lotação, medida que desparece igualmente no comércio e em espetáculos culturais.
António Costa anunciou, contudo, que o uso da máscara continuará a ser obrigatório nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e nas superfícies comerciais.
Já nos bares e discotecas, o primeiro-ministro explicou que "não faz sentido tornar máscara obrigatória", razão pela qual será exigido o certificado digital.