Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Proveitos totais na hotelaria mantêm tendência de queda em Maio

Os proveitos na hotelaria portuguesa mantiveram em Maio a tendência de queda que já vêm a registar há meses.

12 de Julho de 2012 às 12:19
  • ...
Os estabelecimentos hoteleiros registaram 172,9 milhões de euros de proveitos totais em Maio de 2012, o que representa uma descida de 2% face ao período homólogo.

Quanto aos proveitos de aposento, também estes diminuíram 3,2% em Maio face ao mesmo mês do ano anterior, situando-se nos 114,1 milhões de euros, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O Algarve foi a única região a apresentar resultados positivos no que respeita a proveitos, com reflexos em ambos os indicadores. Os Açores e o Alentejo registaram as quebras mais acentuadas”, revela o relatório do INE.

Em Lisboa observou-se uma diminuição do número de hóspedes e dormidas em Maio deste ano relativamente a Maio de 2011, verificando-se também uma diminuição dos proveitos.

Quanto ao RevPAR (rendimento por quarto disponível), o mesmo situou-se em Maio em 28,9 euros, o que corresponde a uma descida de 4% face ao observado em Maio de 2011, segundo o relatório do INE.

Relativamente ao período de Janeiro a Maio de 2012, os proveitos totais na hotelaria atingiram 582,4 milhões de euros, o que representa uma queda de 3,8% face ao período homólogo. Os proveitos de aposento diminuíram 3,6% face ai ano anterior, situando-se em 387,2 milhões de euros.

“Neste período de cinco meses, o RevPAR foi de 21 euros, valor também em decréscimo relativamente ao período homólogo (-5,2%)”, avança o relatório.

A hotelaria nacional acolheu 4,8 milhões de hóspedes entre Janeiro e Maio de 2012, uma queda de 2,9% face ao mesmo período do ano anterior.

Os estabelecimentos hoteleiros alojaram 1,3 milhões de hóspedes, o que corresponde a um ligeiro decréscimo de 1,9% face ao período homólogo. As pousadas e os apartamentos turísticos registaram reduções acentuadas quanto ao número de dormidas, ao contrário dos aldeamentos turísticos que revelaram uma melhoria da procura face ao período homólogo.

Quanto à taxa de ocupação-cama dos estabelecimentos hoteleiros, em Maio de 2012 a mesma foi de 40,5%, em linha com o valor registado no mesmo mês do ano anterior.

Ver comentários
Saber mais turismo proveitos totais proveitos de aposento Portugal Abril Lisboa regiões actividade turística
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio