Notícia
PP alcança 124 deputados com metade dos votos contados em Espanha
Com 52% dos votos contados, o PP consegue obter 124 deputados, o PSOE 96 e o Podemos 64, de acordo com a projecção do Ministério do Interior espanhol. Mas o Podemos deverá crescer no final da noite.
O PSOE está a quase 30 deputados do PP, revelam as projecções do Ministério do Interior a meio da contagem dos votos das eleições em Espanha. Com 52,04% dos boletins escrutinados, o partido de Mariano Rajoy lidera com 27,6%, o que corresponde a 124 deputados, enquanto o PSOE segue na segunda posição, com 22,9% dos votos e 96 deputados. O Podemos está, neste momento, na terceira posição, com 12,3%, ou 43 deputados.
Ao resultado do Podemos a nível nacional juntam-se ainda os da Catalunha, onde o En Comú Podem obtém 12 deputados, e os de Valência, onde o Compromís-Podemos-És el moment consegue nove deputados. Assim, o Podemos obterá pelo menos 64 deputados no Parlamento.
O Ministério do Interior espanhol projecta o número de deputados com base nos votos já contados. Isso significa que nesta altura o Podemos sai prejudicado, pois recolheu a maioria dos boletins nas grandes cidades, que são as últimas a ser contadas. É de esperar que o partido de Pablo Iglesias suba na projecção do Ministério do Interior quando a maioria dos votos estiverem contados.
De qualquer das formas, se estes resultados fossem os finais, continuaria a não ser possível nenhuma coligação com menos de três partidos – a não ser que o PSOE se aliasse ao PP, numa grande coligação.
Recorde-se que, de acordo com a sondagem à boca das urnas divulgada pela TVE, o PP conquista 26,8% dos votos, o que lhe deverá permitir eleger entre 114 e 118 deputados. O Podemos deve posicionar-se em segundo lugar com 21,7% dos votos, o que deverá permitir eleger entre 76 a 80 deputados, e o PSOE é apenas a terceira força em número de votos, 20,5%, apesar de eleger mais deputados (81 a 85), porque o Podemos é penalizado pelo facto de conquistar a maior parte dos votos nos grandes centros urbanos (pelo que é mais difícil traduzir esses votos em lugares no Congresso dos Deputados.
Notícia actualizada às 21:22 com a inclusão do segundo parágrafo e a contabilização dos votos de Barcelona e Valência no resultado do Podemos.