Notícia
Espanha: taxa de participação eleitoral ligeiramente inferior
As eleições espanholas estão a ter uma participação ligeiramente inferior às anteriores. Uma das maiores afluência às urnas regista-se em Madrid.
A participação nas eleições gerais em Espanha era de 36,94% às 14:00 locais, 13:00 em Lisboa, menos um ponto percentual do que nas legislativas de 2011, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Interior.
A secretária de Estado da Comunicação, Carmen Martín Castro, e o subsecretário do Interior, Luis Aguilera Ruiz, deram uma conferência de imprensa no Centro de Dados, durante a qual deram conta dos valores da taxa de participação.
De acordo com o jornal El Pais, a afluência às urnas é mais elevada na Comunidade de Valenciana (sete pontos acima da média nacional) de Madrid (quatro pontos acima). Os dados estão a ser actualizados no site oficial.
Mais de 36,5 milhões de espanhóis vão este domingo dia 20 de Dezembro às urnas para escolher um novo governo em Espanha numas eleições que podem ditar o fim do bipartidarismo e a necessidade de acordos pós-eleitorais para formação do Governo. Aguarda-se com expectativa os resultados que vão obter os dois novos partidos, Ciudadanos (conservador) e Podemos (esquerda) que desafiam os tradicionais PP e PSOE.