Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal quer aproximação das empresas à China

Portugal quer incentivar a aproximação das empresas portuguesas à China e quer dinamizar as suas relações com o gigante asiático e a sua presença no terreno, disse o secretário de Estado do Comércio, Fernando Sarrasqueiro.

05 de Setembro de 2005 às 13:32
  • ...

Portugal quer incentivar a aproximação das empresas portuguesas à China e quer dinamizar as suas relações com o gigante asiático e a sua presença no terreno, disse o secretário de Estado do Comércio, Fernando Sarrasqueiro.

Em declarações à Rádio Macau, citadas pela Lusa, à chegada ao território macaense, onde vai apresentar o ambiente de negócios e de investimento em Portugal, numa iniciativa do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o governante disse que Portugal não pode ignorar o desenvolvimento desta zona do mundo.

«Esta visita enquadra-se numa estratégia do Governo português no sentido de dinamizar as relações comerciais com a China e designadamente centradas agora em Macau a respeito do fórum e tentar fomentar um conjunto de movimentações de carácter económico quer ao nível do investimento quer das exportações», afirmou.

O secretário de Estado, que se encontra acompanhado de alguns empresários, acrescentou também que a visita a Macau - e à China - decorre numa altura em que o país está a «intensificar» contactos com a China quer através da participação em feiras por parte do ICEP quer através da via diplomática com a viagem de governantes portugueses à China, segundo a agência Lusa.

«É uma zona que relativamente tem vindo a reconhecer-se como algo em que vale a pena ter em atenção ao que se passa aqui na China em termos económicos e de evolução e Portugal não pode estar alheio», sustentou.

Fernando Sarrasqueiro referiu ainda que o ICEP vai abrir uma representação em Xangai de forma a ter uma maior presença no continente chinês e acompanhando assim o movimento diplomático no país, acrescentando que estão a ser preparados programas de estágio para jovens licenciados irem para o continente chinês e que Jorge Lacão esteve recentemente em Pequim a preparar a visita do primeiro- ministro Wen Jiabao a Portugal.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio