Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal desce para 29ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano

Portugal desceu em 2005 uma posição no "ranking" do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, tendo sido ultrapassado pelo Chipre. Passa agora a ocupar a 29ª posição entre 177 países. A Islândia ocupa o primeiro lugar e a Serra Leoa ocupa o últi

Susana Domingos sdomingos@negocios.pt 27 de Novembro de 2007 às 12:02

Portugal desceu em 2005 uma posição no "ranking" do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, tendo sido ultrapassado pelo Chipre. Passa agora a ocupar a 29ª posição entre 177 países. A Islândia ocupa o primeiro lugar e a Serra Leoa ocupa o último lugar da tabela divulgada pelo PNUD.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Portugal foi de 0,897 em 2005, contra 0,904 no ano anterior, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2007/2008 hoje divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A descida do IDH em Portugal deve-se a uma actualização dos dados para a esperança média de vida incorporados no relatório. Caso não se tivesse verficado essa alteração, o país teria mantido a posição conseguida em 2004.

O IDH procura avaliar o estado do desenvolvimento humano através da análise de indicadores como a esperança média de vida, a alfabetização dos adultos e a escolarização (ao nível primário, secundário e universitário), bem como de indicadores de rendimento.

A Islândia ultrapassou em 2005 a Noruega e passou a ocupar o primeiro lugar no "ranking". A Noruega ocupava há seis anos consecutivos a liderança da tabela. A alteração resulta, de acordo com a PNUD, da incorporação na análise de novas estimativas quanto à esperança média de vida e da actualização dos dados do PIB per capita.

No total, 22 países, todos da África sub-sahariana, estão classificados na sub-categoria de países com desenvolvimento humano baixo. Segundo o relatório da PNUD, em dez destes Estados, duas em cada dez crianças não chegarão aos 40 anos de idade. No caso da Zâmbia, a situação é ainda mais dramática, já que metade das crianças não chegará à casa dos 40 anos.

Dos 177 países analisados, 16 apresentam em 2005 um IDH mais baixo do que em 1990, ano em que as Nações Unidas iniciaram a análise do indicador de desenvolvimento humano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio