Notícia
Portos de Leixões, Lisboa e Sines com alfândega comum electrónica
As administrações dos portos de Leixões, Lisboa e Sines firmaram hoje um protocolo com as Alfândegas que permite aos agentes económicos utilizar um sistema único e comum electrónico para realizar todos os procedimentos administrativos legais associados ao
As administrações dos portos de Leixões, Lisboa e Sines firmaram hoje um protocolo com as Alfândegas que permite aos agentes económicos utilizar um sistema único e comum electrónico para realizar todos os procedimentos administrativos legais associados ao despacho de mercadorias e navios.
Esta «Janela Única Portuária» visa reduzir o número de redundâncias, procedimentos duplicados e deslocações a que os agentes económicos têm estado sujeitos por força da burocracia fiscal.
Visa também simplificar a vida dos funcionários do Estado evitando que tenham de transcrever documentação em papel para os sistemas informáticos e evitando o surgimento de erros decorrentes do processo.
A minimização dos tempos de trânsito nos portos é o objectivo último do novo sistema.
A Janela Única Portuária será alargada a todos os portos nacionais através do projecto PIPe - Procedimentos e Informação Portuária electrónica.