Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto vai “exportar” Torre dos Clérigos em 2013

“Ex libris” da cidade comemora os 250 anos da construção com um programa para promover a marca no estrangeiro.

Eduardo Martins/Correio da Manhã
10 de Dezembro de 2012 às 18:41
  • ...

A Irmandade dos Clérigos vai aproveitar a comemoração dos 250 anos deste monumento, um dos símbolos da Invicta, para “internacionalizar cada vez mais esta marca importante da cidade e, ao mesmo tempo, aproximar os portugueses e os portuenses, em particular, da sua história”.

A contribuir para o crescimento do número de estrangeiros de visita à cidade nos últimos anos estão as companhias aéreas “low cost”, que voam para o aeroporto Sá Carneiro. São as transportadores preferidas para quem se desloca para gozar férias, confirmou o último relatório trimestral com o perfil dos turistas que visitam a região, elaborado pelo IPDT - Instituto de Turismo.

O gasto médio dos turistas que visitaram o Porto e o Norte em lazer aumentou 10%, para 693 euros, no último Verão, face ao período homólogo. Quem veio fazer negócios gastou 488 euros, mais cinco euros do que entre Julho e Setembro do ano passado. O mesmo relatório indica que 75% dos viajantes chegaram para gozar férias, sendo os franceses e os espanhóis os que chegam em maior número.

Concluída em Abril de 1763 – apesar de só 16 anos depois ter sido oficialmente inaugurada – a história da Torre dos Clérigos, o arquitectou Nicolau Nasoni que a projectou e a “forte marca barroca” que trouxe à Baixa da cidade serão temas de um conjunto de eventos a decorrer em 2013.

O programa completo será apresentado na quarta-feira pela Irmandade dos Clérigos numa cerimónia em que estará o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio. Ele que no próximo ano, em virtude da Lei da limitação de mandatos, não poderá concorrer às eleições autárquicas no Outono e, 12 anos depois, deixará de comandar os destinos da autarquia portuense.

Ver comentários
Saber mais Torre dos Clérigos exportações Irmandade dos Clérigos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio