Notícia
PIB dos Estados Unidos cai 0,7% no primeiro trimestre
A economia norte-americana registou uma contracção de 0,7% entre Janeiro e Março deste ano, penalizada pelo Inverno rigoroso, pela valorização do dólar e por atrasos nos portos.
O produto interno bruto norte-americano registou um recuo de 0,7% no primeiro trimestre de 2015, em taxa anualizada, anunciou o Departamento norte-americano do Comércio.
Esta é a segunda estimativa para o PIB dos EUA nos três primeiros meses, depois de uma primeira estimativa ter apontado para um crescimento de 0,2%. No entanto, acabou por ficar acima das expectativas, já que os 84 economistas inquiridos pela Bloomberg apontavam para uma queda média de 0,9%.
A terceira e última estimativa está agendada para Junho, que é quando já existe mais informação disponível, sendo possível chegar a um valor definitivo.
O maior responsável por este arrefecimento da economia foi o fosso comercial, devido sobretudo à apreciação do dólar, que levou as exportações a caírem, ao passo que as importações aumentaram após a resolução de disputas laborais nos portos da costa oeste.
"Os números mostram que a economia colapsou, literalmente, no passado trimestre, mas sabemos que houve muitos factores especiais" que contribuíram para isso, comentou à Bloomberg o economista-chefe da High Frequency Economics, Jim O’Sullivan.
A Bloomberg salienta que, apesar desta queda, o relatório divulgado esta sexta-feira mostra também que os rendimentos aumentaram, o que intensifica o debate sobre até que ponto é que o PIB estará a ser subestimado.
Nos últimos três meses de 2014, o PIB norte-americano cresceu 2,2%.