Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Papaconstantinou: Reestruturação da dívida seria "um grande erro para o país"

O ministro das Finanças da Grécia adiantou esta terça-feira que uma reestruturação da dívida seria "um grande erro para o país" e iria afastar Atenas dos mercados "por 10 ou 15 anos".

03 de Maio de 2011 às 10:12
  • ...
As autoridades gregas desdobram-se em entrevistas para dizer que a Grécia não precisa de reestruturar a sua dívida. Ontem foi ao jornal francês "Libération". Hoje foi à televisão estatal grega NET TV.

Ontem o ministro das Finanças dizia continuar a “achar que a dívida grega é sustentável” e que “seria preferível [a uma reestruturação] a dilatação dos prazos do reembolso dos 110 mil milhões que pedimos emprestados e também tentar baixar a taxa de juro”.

Hoje, George Papaconstantinou, em entrevista à televisão estatal, citada pela Bloomberg, adiantou que “uma reestruturação, um 'haircut' da dívida, seria um grande erro para o país”. “Teria um custo enorme, sem benefícios. A Grécia ficaria fora dos mercados por 10 ou 15 anos” acrescentou.

Há um ano a Grécia foi o primeiro país da Zona Euro a receber ajuda financeira externa. O pacote foi de 110 mil milhões de euros. O país pode ainda recorrer a empréstimos junto da Zona Euro e do Fundo Monetário Internacional. Atenas continua também a emitir dívida de curto prazo com vista a suprir as suas necessidades de financiamento durante este ano, como salienta a agência de informação norte-americana.

O plano de resgate, delineado no ano passado, previa uma ajuda pelo período de três anos. Com o apoio do plano de resgate, 2012, deve ser a data prevista para que Atenas volte a ter a confiança dos investidores de forma a conseguir ter, de novo, acesso aos mercados. Assim e estando de novo nos mercados, o plano de resgate aponta que a Grécia consiga refinanciar pelo menos três quartos da sua dívida de médio e longo prazo.

Reestruturação ou dilatação

Se a Zona Euro não parece estar favorável a uma reestruturação da dívida helénica – ontem Olli Rehn, comissário europeu dos assuntos económicos e monetários, sublinhou que os defensores de uma reestruturação da dívida grega ignoravam os efeitos que isso iria acarretar para a Grécia – uma dilatação do prazo de pagamento dos reembolsos poderá vir ser encarada como uma opção. No final do mês de Abril, Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, frisou que “a dívida da Grécia é sustentável se a Grécia tiver tempo para a reduzir”.

Já esta terça-feira, o Governador do Banco da Holanda Nout Wellink, abriu caminho a uma renegociação da extensão dos prazos de reembolso da Grécia. Wellink, citado pela Reuters, disse que o reembolso da dívida “às vezes pode demorar mais tempo. Em algumas situações pode dar-se uma reestruturação. Não na forma que alguns defendem [redução do valor nominal] mas através de uma extensão das maturidades da dívida”.

GLOSSÁRIO

"Default, bancarrota, incumprimento
Define o momento em que uma entidade deixa de ter liquidez para pagar os juros do dinheiro que pediu emprestado, ou para devolver o capital ao credor. Quando um Estado entra em bancarrota, tem de renegociar as condições do seu empréstimo, renegociação essa que pode levar a alterações no valor dos juros prometidos, na maturidade dos títulos ou no valor do capital. Em regra, os credores preferem negociar a ir para tribunal, uma vez que os soberanos estão juridicamente bem protegidos.

Reescalonamento, reestruturação, renegociação de dívida
É um processo com consequências semelhantes aos descritos no ponto anterior, mas ocorre ainda antes de os Estados chegarem ao "fim da linha". Os governos tomam a iniciativa de se sentarem à mesa com os credores, antes de entrarem em incumprimento. A História mostra que esta antecipação costuma ser premiada pelos investidores.

"Haircut", desconto
É a perda de capital e/ou juros que decorre de uma renegociação de dívida ou do incumprimento no pagamento dos seus juros ou reembolsos.

Ver comentários
Saber mais Grécia reestruturação da dívida plano de resgate ajuda externa mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio