Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: O caso Banif e o relaxamento de Portugal. Na China o golfe já não é crime

Carlos Costa e Mário Centeno vão voltar ao parlamento para falar sobre o Banif. Poul Thomsen diz que Portugal precisa de medidas adicionais. Já não é crime jogar golfe na China.

Poul Thomsen, vice-presidente do departamento europeu do FMI, foi o terceiro a intervir
Miguel Baltazar/Negócios
15 de Abril de 2016 às 20:00
  • ...

Costa e Centeno voltam a falar sobre o Banif. 9:30. Carlos Costa; 11:30. Mário Centeno. Dia 19 de Abril. À terceira marcação, ficaram definitivamente agendadas as audições do governador do Banco de Portugal e do ministro das Finanças sobre o Banif. As audições vão decorrer na segunda-feira, quinze dias depois de ambos terem dado as suas explicações na comissão de inquérito ao Banif. O regresso dos dois responsáveis à comissão de inquérito ao Banif acontece depois das polémicas que marcaram esta semana. O PSD acusou o ministro das Finanças de mentir e o Governo acusou o governador do Banco de Portugal de "falha grave".

Portugal relaxou, diz Poul Thomsen. Já se sabia que o Fundo Monetário Internacional (FMI) não acredita na meta de défice de 2,2% do PIB, inscrita pelo Governo no Orçamento do Estado para este ano. Agora, Poul Thomsen foi ainda mais assertivo, sublinhando que são necessárias medidas adicionais. "Houve um relaxamento orçamental nos últimos dois anos, que claramente vai na direcção errada para um país que não tem margem orçamental e possui uma dívida elevada", afirmou, citado pela Reuters, o antigo responsável máximo pela equipa do FMI durante o período inicial de implementação do Memorando de Entendimento assinado com a troika. A declaração foi feita durante uma conferência de imprensa nos Encontros de Primavera do FMI, em Washington.

Crédito ao consumo volta a aumentar. Depois de dois meses em queda, as novas operações de crédito ao consumo voltaram a aumentar. As instituições financeiras emprestaram 447,9 milhões de euros, em Fevereiro, mais 16,3% do que no mês anterior, revelam os dados publicados pelo Banco de Portugal, esta sexta-feira. O crédito ao consumo arrancou o ano de 2016 em queda, com as novas operações a ficarem abaixo dos 400 milhões de euros pela primeira vez desde Agosto. Mas depois da contracção em Dezembro e Janeiro, os bancos e as financeiras voltaram a emprestar mais dinheiro. A tendência de aumento foi generalizada a todos os segmentos.

Conta da Fnac atacada por "hackers". A conta dedicada à actividade cultural da cadeia de lojas Fnac Portugal na rede social Twitter, @culturafnac, foi alvo de um ataque informático externo ("hacking") que levou à colocação de um "post" depreciativo para a marca. "Isto é uma merda", lia-se na publicação que ficou online durante cerca de uma hora, até ter sido retirada da página do grupo, que conta com cerca de 145 mil seguidores. Passada mais de uma hora, e depois de várias partilhas desta publicação nas redes sociais, a Fnac reagiu na mesma plataforma, tendo sido eliminada a referência pejorativa e substituída por outra publicação: A FNAC lamenta o tweet anterior e esclarece que é completamente alheia à publicação em causa.

Golfe volta ser permitido na China. O golfe vai poder voltar a ser jogado na China. O Partido Comunista chinês decretou que jogar golfe já não é crime e que "não há certo nem errado" em praticar o desporto, noticiou na quinta-feira, 14 de Abril, o jornal The Guardian. O golfe vai poder voltar a ser jogado na China. O Partido Comunista chinês decretou que jogar golfe já não é crime e que "não há certo nem errado" em praticar o desporto, noticiou na quinta-feira, 14 de Abril, o jornal The Guardian. No ano passado, o jornal oficial do regime chinês escrevia que "o campo de golfe está a tornar-se num campo enlameado onde se troca dinheiro por poder", cita o Guardian, comparando-os a caldeirões de lucros onde as autoridades "podres" são aliciadas por empresários à procura de favores. No entanto, esta semana o Governo chinês parece ter reconsiderado os perigos do golfe. "É só um desporto, não há certo nem errado em jogar golfe", diz um artigo no jornal oficial da agência anti-corrupção chinesa.

 

O "Portugal Próximo" de Marcelo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai visitar na próxima semana os distritos de Portalegre, Évora e Beja, entre 21 e 23 de Abril, na primeira edição de uma iniciativa designada "Portugal Próximo". O programa desta visita ao Alentejo inclui um almoço com refugiados, em Évora, e uma homenagem do chefe de Estado a Nicolau Breyner, em Serpa, terra natal do actor e realizador que morreu no mês passado. 

 

Ver comentários
Saber mais Banif Carlos Costa Mário Centeno golfe China FMI Fnac Marcelo Rebelo de Sousa crédito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio