Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mitt Romney pagou 1,95 milhões de dólares em impostos no ano passado

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, divulgou hoje a sua declaração de impostos relativa a 2011 para por termo à polémica sobre uma eventual fuga ao fisco.

21 de Setembro de 2012 às 21:55
  • ...
De acordo com os dados divulgados pela campanha dos republicanos, Romney pagou 1,95 milhões de dólares (1,5 milhões de euros) em impostos no ano passado, sobre rendimentos de capital de 13,7 milhões de dólares (10,55 milhões de euros), a uma taxa de 14,1 por cento.

O ex-governador do Massachusetts, com uma grande fortuna pessoal, estava a ser criticado por não tornar públicas todas as suas declarações de rendimentos, com alguns destacados democratas a dizerem mesmo que Mitt Romney pagava poucos ou nenhuns impostos.

Dados divulgados pela campanha dos republicanos às presidenciais indicam ainda que Romney pagou impostos todos os anos entre 1999 e 2009, a uma taxa média de 13,66 por cento.

O casal Romney doou ainda, em média por ano, 13,45 por cento dos seus rendimentos para caridade.

Em 2011, doaram perto de 4 milhões de dólares para caridade, deduzindo para efeitos fiscais apenas 2,25 milhões, o que fez com que a taxa aplicada pelo fisco fosse superior à da média dos últimos anos.

Nos Estados Unidos, os impostos sobre rendimentos de capital, como de ações e outros investimentos, são menos taxados do que rendimentos ordinários, como salários.

Romney fez a sua fortuna com o fundo de investimento Bain, que dirigiu durante largos anos, antes de se tornar gestor público e governador estadual.

O seu rival nas presidenciais de Novembro próximo, Barack Obama, tem-se esforçado para o caracterizar como um milionário que não conhece as preocupações dos norte-americanos comuns e paga menos taxas de impostos que estes, recorrendo a expedientes para contornar o fisco, como contas em paraísos fiscais.

Os democratas reclamam a divulgação de mais declarações fiscais de Mitt Romney, além da de 2011 agora divulgada e da de 2010 já conhecida, e deverão continuar a fazê-lo durante a campanha.

"Sumários? O que está Romney a esconder? Isto não é só sobre taxas - e as contas em bancos suíços, empresas nas Bermudas e investimentos nas ilhas Caimão?", reagiu o diretor de comunicação do Comité Nacional Democrata, depois do anúncio da divulgação da declaração de 2011.



Ver comentários
Saber mais Mitt Romney
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio