Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Miguel Macedo: Governo estudará "com serenidade" decisão do TC

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou esta sexta-feira que o Governo vai "respeitar a decisão do Tribunal Constitucional (TC)" sobre as pensões e que vai estudá-la "com serenidade", remetendo para mais tarde o anúncio de medidas alternativas.

A carregar o vídeo ...
20 de Dezembro de 2013 às 11:40
  • ...

"Ainda não tive oportunidade de ler de forma detalhada o acórdão do TC. A única coisa que quero dizer é que, evidentemente, vamos estudá-lo com serenidade e depois diremos o que vai ser feito. Vamos respeitar a decisão do TC, estudá-la e em função do que for o resultado desse estudo, diremos o que se vai fazer", disse Miguel Macedo.

 

O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas em Belas à margem da cerimónia de encerramento do 13º Curso de Operações Especiais da Polícia de Segurança Pública (PSP).

O Tribunal Constitucional chumbou na quinta-feira a lei que estabelece o corte de 10% nas pensões de reforma, aposentação e invalidez e nas pensões de sobrevivência da função pública, cuja fiscalização preventiva foi pedida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em Novembro.

 

A decisão, que pode provocar um buraco nas contas públicas de até 388 milhões de euros, foi tomada por unanimidade pelos juízes que a consideraram "uma medida avulsa" destinada apenas à consolidação orçamental pelo lado da despesa.

 

Os juízes consideraram que as normas do diploma que estabelece o regime de convergência das pensões do Estado com o regime da Segurança Social são inconstitucionais por "violação do princípio da protecção da confiança".

Ver comentários
Saber mais acórdão do TC Miguel Macedo ministro da Administração Interna Tribunal Constitucional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio