Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos remete para hoje posição do Governo sobre chumbo do Tribunal Constitucional

O primeiro-ministro remeteu para esta sexta-feira uma posição em relação ao chumbo pelo Tribunal Constitucional (TC) do diploma que estabelece o corte de 10% nas pensões de reforma, aposentação e invalidez e nas pensões de sobrevivência da função pública.

Miguel Baltazar/Negócios
20 de Dezembro de 2013 às 00:16
  • ...

"Falamos amanhã, está bem?", disse apenas Pedro Passos Coelho aos jornalistas portugueses em Bruxelas, à saída do primeiro dia de reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, depois de questionado sobre a decisão do TC.

 

O TC chumbou hoje a lei que estabelece o corte de 10% nas pensões de reforma, aposentação e invalidez e nas pensões de sobrevivência da função pública, cuja fiscalização foi pedida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, em Novembro.

 

A decisão, que pode provocar um buraco nas contas públicas de até 388 milhões de euros, foi tomada por unanimidade pelos juízes que a consideraram "uma medida avulsa" destinada apenas à consolidação orçamental pelo lado da despesa.

 

Os juízes consideraram que as normas do diploma que estabelece o regime de convergência das pensões do Estado com o regime da Segurança Social são inconstitucionais por "violação do princípio da protecção da confiança".

Ver comentários
Saber mais Pedro Passos Coelho Bruxelas Conselho Europeu Presidente da República Cavaco Silva Segurança Social política chumbo TC pensões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio