Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel admite alargar valor disponível do fundo de resgate europeu

O valor disponível pode atingir a capacidade total do Fundo de Estabilização Financeira Europeia, 440 mil milhões de euros.

11 de Março de 2011 às 17:30
  • ...
Angela Merkel admitiu esta tarde em Bruxelas a possibilidade de alargar o valor disponível do fundo de resgate europeu dos actuais 250 mil milhões para os 440 mil milhões de euros.

Os ministros da Zona Euro vão debater esta questão na próxima cimeira europeia, que terá lugar a 24 e 25 de Março. Merkel afirmou "que se for alcançada uma solução abrangente, esta medida [aumento do montante disponível] terá que ser debatida" na próxima cimeira europeia.

No passado mês de Janeiro, a ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, afirmou que o fundo de resgate necessita de ser "mais flexível". O actual fundo de 440 mil milhões de euros não pode emprestar mais do que 250 mil milhões de euros se quiser manter a sua actual classificação de "AAA".

Entretanto, o membro do Banco Central Europeu, Lorenzo Bini Smaghi defendeu esta tarde que os líderes europeus, que hoje estão reunidos em Bruxelas, devem terminar as discussões sobre a melhor forma de melhorar os mecanismo de resgate e apresentar uma solução abrangente para acabar os impactos da crise da dívida.

"Achamos que chegou a hora de colocar um ponto final nestas discussões. Esperamos que os governos adoptem regras institucionais para reduzir a dívida", disse Lorenzo Bini Smaghi em entrevista à televisão italiana SkyTG24, citada pela Bloomberg.
Ver comentários
Saber mais Fundo de Estabilização Financeira Europeia FEEF Angela Merkel Banco Central Europeu Bruxelas Christine Lagarde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio