Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Média salarial seguia com ganho real de 2,4% no terceiro trimestre

Em termos nominais, a média do total das remunerações declaradas subia 5,9%, para 1.438 euros brutos.

As remunerações de 760 até 843 euros mensais brutos deverão ser as mais prejudicadas com as alterações.
Pedro Catarino
20 de Novembro de 2023 às 11:31
  • 3
  • ...

A evolução da massa salarial por trabalhador com remuneração declarada à Segurança Social ou Caixa Geral de Aposentações continuava a traduzir-se no terceiro trimestre num crescimento acima da inflação, avança esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Segundo o INE, o ganho real da média salarial era de 2,4% no final do terceiro trimestre face a um ano antes, considerando o total das componentes remuneratórias recebidas, ou seja, incluindo subsídios de férias ou de Natal e também outras retribuições regulares para além do salário base.

 

Em termos nominais, a média salarial total subia 5,9%, para um valor bruto de 1.438 euros.

Já a componente regular, sem os subsídios sazonais, subia 6,2% para 1.216 euros brutos, resultando num ganho real de 2,6%.

Quanto ao salário base, registava no final terceiro trimestre uma subida de 6,6% face a um ano antes, o que se traduzia num aumento real de 3%.

A evolução deste último trimestre agora dada a conhecer pelo INE mantém o nível de valorização real das remunerações registado no segundo trimestre – 2,4% -, mas por via do abrandamento das subidas de preços.

 

O crescimento salarial surge a desacelerar. A média salarial total subia 6,7% em termos nominais no segundo trimestre, ritmo que se reduziu em oito décimas.

 

Ver comentários
Saber mais Inflação salários média salarial INE rendimentos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio