Notícia
Poupança das famílias na Zona Euro sobe ligeiramente
Os dados divulgados pelo Eurostat confirmam também uma tendência ténue de recuperação no domínio do investimento.
A taxa de poupança das famílias na Zona Euro foi de 12,7% no quarto trimestre de 2015, o que compara com a taxa de 12,5% registada no trimestre anterior, segundo dados divulgados esta segunda-feira, 11 de Abril, pelo Eurostat.
Esta ligeira subida foi acompanhada também no domínio do investimento das famílias nos países da moeda única, que, em comparação com os três meses anteriores, subiu uma décima – de 8, para 8,4% – no último trimestre do ano passado.
Na mesma nota, emitida pelo gabinete de estatísticas da União Europeia e do Banco Central Europeu, é detalhado que esta evolução no campo da poupança só acontece devido à revisão em baixa, de 12,8% para 12,5%, do valor divulgada anteriormente para o terceiro trimestre. Os dados do investimento não sofreram qualquer alteração.
Como o Negócios noticiou recentemente, o rendimento das famílias portuguesas cresce há quatro trimestre consecutivos, mas isso não está a impedir a poupança de renovar mínimos históricos. No último trimestre de 2015 voltou a cair, desta vez para 4,2% do rendimento disponível, naquele que é o valor mais baixo desde que o INE começou a compilar estes dados, em 1999.