Notícia
Poupança das famílias aumenta pelo segundo mês
O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica aumentou em Março, com o indicador a atingir o valor mais elevado desde Outubro.
O indicador de poupança APFIPP/Universidade Católica subiu pelo segundo mês consecutivo, com este índice a subir para o valor mais elevado desde Outubro. Depois de vários meses de quebra deste indicador, as famílias voltaram a aumentar a poupança, num momento marcado pela maior instabilidade nos mercados.
O índice aumentou para 61,6 pontos, em Março, face aos 55,7 pontos registados um mês antes, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 14 de Abril.
O comunicado refere que o indicador de poupança da APFIPP e da Universidade Católica "subiu mais cinco pontos em Março para 61,6, superando o valor médio registado no ano 2015".
"A actualização global do indicador APFIPP/UCP teve um impacto positivo muito ligeiro na tendência de poupança das famílias em percentagem do PIB, medida pela variação trimestral da série alisada, que continua muito próxima de -0,1 pontos percentuais do PIB por trimestre", explica o mesmo documento.
Ou seja, apesar da recuperação registada nos dois últimos meses, em termos agregados "as famílias têm diminuído a sua taxa de poupança em cerca 0,1 pontos percentuais do PIB em cada trimestre desde meados de 2014".