Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Justiça brasileira recupera 47,7 milhões de euros desviados da Petrobras

A Justiça brasileira informou esta sexta-feira que recuperou 47,7 milhões de euros que tinham sido desviados nos esquemas de corrupção da Petrobras.

Bloomberg
15 de Abril de 2016 às 23:58
  • ...

Segundo dados publicados no site da Procuradoria-Geral da República (PGR), este dinheiro foi obtido ilegalmente por Julio Faerman, a partir de crimes em contratos de empresas do grupo da SBM Offshore com a petrolífera estatal.

 

Faerman era o principal agente de vendas da SBM, uma companhia holandesa, e fechou um acordo de colaboração premiada (denúncia) com o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, no qual se comprometeu a devolver o dinheiro.

 

Em Dezembro de 2015, o Ministério Público brasileiro denunciou 12 pessoas envolvidas em crimes nos contratos entre a Petrobras e a SBM Offshore, entre elas Faerman, que é um processado por corrupção activa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e associação criminosa.

 

Os contratos envolviam na maioria das vezes os navios-plataforma, conhecidos como FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência).

 

O esquema de corrupção na petrolífera estatal brasileira é investigado no âmbito da Operação Lava Jato, que tem uma equipa formada por procuradores, promotores, policiais e juízes, que já prendeu e condenou dezenas de empresários e ex-funcionários da Petrobras.

 

Políticos brasileiros com o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, também estão a ser investigados nesta operação.

 

Este escândalo de corrupção sem precedentes tem lugar numa altura em que o Brasil enfrenta uma grave recessão e está a braços com o processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff. Aliás, a tentativa de Dilma indigitar Lula como ministro da Casa Civil para lhe garantir "foro privilegiado", escudando-o das acções do juiz Sérgio Moro, então responsável pelo caso Lava Jato, foi visto por alguns como uma tentativa desesperada que prejudicou ainda mais a imagem da dirigente brasileira.

Ver comentários
Saber mais PGR Julio Faerman SBM Offshore Ministério Público Federal Rio de Janeiro Petrobras Operação Lava Jato Luiz Inácio Lula da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio