Notícia
Inflação espanhola cresce 0,3% em Agosto (act)
(actualiza para explicar que evolução de IPC é em termos harmonizados)
O índice de preços no consumidor (IPC) espanhol cresceu 0,3% em Agosto, em termos harmonizados, face ao mês anterior,...
O índice de preços no consumidor (IPC) espanhol cresceu 0,3% em Agosto, em termos harmonizados, face ao mês anterior, colocando a inflação homóloga nos 3,6%, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.
A inflação espanhola cresceu no mês de Agosto devido ao sector do turismo. De acordo com a World Tourism Organization, Espanha foi o segundo país mais visitado em 2000, depois da França.
Os preços dos serviços de turismo aumentaram 1,8% entre Julho e Agosto, enquanto os custos da energia desceram 1,6% no mesmo período.
A inflação homóloga de Espanha recuou para os 3,6% em Agosto, contra os 3,7% do mês anterior, o que segundo analistas poderá ajudar o Banco Central Europeu (BCE) a cortar novamente as taxas de juro na Zona Euro.
O BCE cortou 25 pontos base à sua principal taxa de juro no mês de Agosto, colocando o custo do dinheiro nos 4,25%, com o objectivo de ajudar à recuperação das economias europeias.
De acordo com previsões de analistas, a economia da Zona Euro deverá ter crescido 0,1% no segundo trimestre, depois de ter aumentado 0,5% nos primeiros três meses do ano.