Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

INE confirma hoje queda do PIB no primeiro trimestre de 2009

O Instituto Nacional de Estatística actualiza hoje o relatório sobre a evolução da economia portuguesa, devendo confirmar se a economia caiu 3,7% nos três primeiros meses do ano.

09 de Junho de 2009 às 10:26
  • 3
  • ...


O Instituto Nacional de Estatística actualiza hoje o relatório sobre a evolução da economia portuguesa, devendo confirmar se a economia caiu 3,7% nos três primeiros meses do ano.

A estimativa rápida do INE, divulgada em meados de Maio, dava conta da maior redução do Produto Interno Bruto (PIB) desde, pelo menos, 1977, ano em que os dados começaram a ser compilados pelo Banco De Portugal. A contracção de 3,7% compara com o recuo de 2% registado no último trimestre de 2008.

Esta forte contracção do PIB “esteve fundamentalmente associada à redução acentuada das exportações de bens e serviços, do investimento, e em menor grau, das despesas de consumo final das famílias”, explicou na altura o instituto estatístico.

Perante estes dados, o Governo viu-se obrigado a actualizar as suas previsões para o corrente ano. Assim, segundo o Executivo, a economia deverá recuar 3,4% em 2009 (pior que estimativa anterior de 0,8%) e a taxa de desemprego deverá subir para 8,8% (face aos 8,5% da última previsão).

As últimas estimativas sobre a evolução da economia portuguesa em 2009, divulgadas pelo Banco de Portugal em Abril apontam para uma contracção do PIB de 3,5%. As exportações deverão cair 14,2%, o consumo privado 0,9% e apenas o consumo público deverá registar um aumento de 0,4%.

No relatório de hoje o INE vai detalhar os dados do PIB, com a evolução dos vários componentes, como as exportações e o investimento.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio