Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Indicador avançado da OCDE cai pelo segundo mês consecutivo

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) registou em Setembro uma quebra de 0,2 pontos em Portugal, contribuindo para que a variação média dos últimos seis meses voltasse a registar uma descida pelo segund

05 de Novembro de 2004 às 12:52
  • ...

O indicador avançado da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) registou em Setembro uma quebra de 0,2 pontos em Portugal, contribuindo para que a variação média dos últimos seis meses voltasse a registar uma descida pelo segundo mês consecutivo.

A variação semestral foi em Julho de 0,11%.

A variação média dos últimos seis meses do indicador avançado da OCDE é utilizada para antecipar os futuros momentos de viragem da economia.

De acordo com os responsáveis da entidade com sede em Paris, os picos no Produto Interno Bruto têm ocorrido cerca de nove meses depois da variação de seis meses do indicador avançado ter registado igualmente um máximo ou um mínimo.

De Abril a Outubro de 2003 decorreram sete meses em que este indicador registou uma variação positiva. Seguiu-se depois um período negativo que foi quebrado no passado mês de Maio. A partir de Agosto, a evolução voltou a ser negativa.

Na totalidade da Zona Euro, apesar do indicador avançado ter registado uma ligeira melhoria, a média dos últimos seis meses manteve uma tendência descendente, que se prolonga já desde Dezembro de 2003.

Nos Estados Unidos, o cenário não é melhor. A variação semestral do indicador avançado reduziu-se pelo nono mês consecutivo, depois de nove meses de fortes subidas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio