Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hugo Chávez e José Sócrates "falarão de negócios energéticos" em Lisboa na próxima semana

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prevê encontrar-se, em Lisboa, com o primeiro-ministro português a 20 de Novembro para "falar de negócios energéticos", disse à Agência Lusa fonte diplomática.

13 de Novembro de 2007 às 14:55
  • ...

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prevê encontrar-se, em Lisboa, com o primeiro-ministro português a 20 de Novembro para "falar de negócios energéticos", disse à Agência Lusa fonte diplomática.

"Está previsto que o presidente Hugo Chávez e o primeiro-ministro José Sócrates jantem, em Lisboa, e falem sobre acordos energéticos, nomeadamente o convénio assinado em Outubro com a Galp Energia", acrescentou a fonte, precisando que vão debater "quais as áreas do mesmo que podem ser expandidas ou aplicadas na prática".

Frisou ainda que "horas depois do encontro José Sócrates iniciará uma viagem para Singapura". Antes de visitar Portugal, o Presidente venezuelano prevê partir, no próximo dia 15 de Novembro, para a Arábia Saudita, onde participará na III Cimeira de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que decorrerá a 17 e 18 deste mês, em Riade.

A 19 de Novembro, Hugo Chávez visitará o Irão e antes de chegar a Portugal, no mesmo dia 20 de Novembro, reunir-se-á, em Paris, com o seu homólogo francês, Nicolas Sarkozy, a quem prevê entregar uma "prova de vida", que lhe será remetida pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt, sequestrada durante a campanha presidencial de 2002. 

A Agência Lusa tentou, sem sucesso, obter mais pormenores da viagem junto do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela, do Palácio Presidencial de Miraflores e da Embaixada de Portugal em Caracas.

A 2 de Outubro último, a Galp Energia e a Petróleos de Venezuela (PDVSA) assinaram um memorando para estudar o desenvolvimento de projectos conjuntos no sector energético, como o desenvolvimento de actividades de exploração, produção e abastecimento de petróleo e gás.

O acordo prevê a participação da Galp Energia em projectos de exploração e produção de petróleo na Faixa Petrolífera de Orinoco e que a Venezuela garanta 30% das necessidades energéticas de Portugal.

A visita de Hugo Chávez a Portugal ocorre numa altura em que os empresários portugueses e venezuelanos estão interessados em reforçar as relações bilaterais, que dizem ser "irrelevantes" do ponto de vista comercial.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio