Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia não é ponto de agenda da cimeira da UE

A cimeira da União Europeia desta semana vai focalizar-se na estratégia económica de longo prazo, afirmou o presidente permanente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, sem fazer qualquer referência directa à crise orçamental da Grécia.

08 de Fevereiro de 2010 às 18:00
  • ...
A cimeira da União Europeia desta semana vai focalizar-se na estratégia económica de longo prazo, afirmou o presidente permanente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy (na foto), sem fazer qualquer referência directa à crise orçamental da Grécia.

A cimeira de 11 de Fevereiro, a primeira desde que em Janeiro Van Rompuy assumiu a presidência permanente do Conselho Europeu, vai também debater “alguns aspectos da actual situação económica”, segundo uma carta enviada hoje aos líderes da UE e citada pela Bloomberg.

Hoje, as Obrigações do Tesouro da Grécia perderam terreno, devido à intensificação dos receios de que as greves previstas no país possam penalizar os esforços do governo no sentido de reduzir o maior défice orçamental da UE, o que dificultará ainda mais o pagamento das suas contas.

A crise orçamental da Grécia ameaça ensombrar a cimeira, que se destina a lançar as bases para um programa económico de 10 anos no sentido de reforçar a competitividade da União Europeia num contexto de envelhecimento populacional e dos desafios colocados pela China.

“A crise económica intensificou o sentido de urgência da refocalização dos nossos esfroços e de uma melhor coordenação conjunta”, salientou Van Rompuy na carta enviada aos líderes da UE. A cimeira irá debater também a questão das alterações climáticas e a ajuda da União Europeia ao Haiti depois do sismo que atingiu aquela ilha.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio