Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo aprovou estatutos de mais 12 ordens profissionais

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira os estatutos de 12 ordens profissionais, que se juntam aos outros oito já aprovados em maio. A ideia é apresentar à Assembleia da República uma proposta de lei única, com todas as alterações.

André Moz Caldas, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, pela qual tem passado o processo de revisão dos estatutos das ordens.
15 de Junho de 2023 às 19:36
  • ...

Médicos; médicos dentistas; engenheiros; engenheiros técnicos; notários; enfermeiros; economistas; arquitetos; farmacêuticos; advogados; revisores oficiais de contas; e solicitadores e agentes de execução. O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros uma proposta de lei que adapta os estatutos de 12 ordens profissionais ao novo regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais.

Trata-se do segundo pacote, depois de, a 25 de maio, terem passado pelo Conselho de Ministros as alterações aos estatutos de outras oito ordens profissionais: médicos veterinários; biólogos; contabilistas certificados; psicólogos; nutricionistas; despachantes oficiais; assistentes sociais; e fisioterapeutas. Estas foram agora avaliadas e apreciadas "em leitura final", refere o comunicado do Conselho de Ministros. 

Todas estas alterações serão reunidas numa única proposta de lei única, que reunirá os estatutos das 20 ordens e que será enviada para a Assembleia da República. 

O objetivo, recorda o Executivo no comunicado da reunião semanal, "é eliminar restrições de acesso às profissões e melhorar as condições de concorrência", tendo "para o efeito sido auscultadas todas as entidades relevantes para o processo".

O processo, contudo, não tem sido pacífico, com muitas objeções levantadas, nomeadamente, pela Ordem dos Contabilístias Certificados, pela dos Psicólogos e, mais recentemente, pela dos Advogados. 

A versão final do diploma, que o Governo vai apresentar ao Parlamento, ainda não é do conhecimento das várias ordens, apesar das reuniões que mantiveram com os vários ministros ao longo do processo. 

Ver comentários
Saber mais Conselho de Ministros política leis Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio