Notícia
Gomes da Silva sugere cabala Expresso/Público/Marcelo contra Governo
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, sugeriu hoje a existência de uma cabala contra o Governo entre o semanário «Expresso», o jornal «Público» e o ex-comentador da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, sugeriu hoje a existência de uma cabala contra o Governo entre o semanário «Expresso», o jornal «Público» e o ex-comentador da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa, noticiou a Agência Lusa.
Ouvido hoje de manhã pela Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) a propósito das declarações que proferiu dois dias antes da saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI, Rui Gomes da Silva negou qualquer relação causal entre os dois acontecimentos.
O ministro dos Assuntos Parlamentares rejeitou também que as suas afirmações tenham constituído, intencionalmente ou não, qualquer forma de pressão sobre a TVI, apesar de admitir que gostaria que aquela estação de televisão passasse a incluir comentadores com outras opiniões.
«O que o Expresso trazia ao sábado era, no dia seguinte, glosado no Público, e Marcelo Rebelo de Sousa domingo à noite desenvolvia o tema», disse Rui Gomes da Silva, queixando-se de afirmações «falsas» e «constantemente negativas» por parte do ex- presidente do PSD em relação à actuação do Governo.
Questionado pela AACS sobre se estava a referir-se a «um conluio ou a uma cabala», o ministro respondeu que «as cabalas existem independentemente da vontade subjectiva de as constituir».
«Eu posso entender que há ... », acrescentou.
Na próxima quinta-feira, a AACS ouvirá o presidente da administração da TVI, Miguel Pais do Amaral, de manhã, e o director de informação da estação, José Eduardo Moniz, da parte da tarde.
A Alta Autoridade indicou que deverá ouvir na próxima semana Marcelo Rebelo de Sousa.