Notícia
Globalia contactou o Governo sobre privatização da TAP
O ministro da Economia, Pires de Lima, disse em entrevista ao "El País" que teve contactos formais com a dona da Air Europa antes da publicação do caderno de encargos de venda da TAP.
A espanhola Globalia, dona da companhia aérea Air Europa, contactou formalmente o Governo português durante a preparação do processo de privatização da TAP, revelou o ministro da Economia, António Pires de Lima, em entrevista ao "El País".
Na entrevista ao diário espanhol, Pires de Lima foi questionado sobre se houve contactos formais com a Globalia, que tem sido apontada como interessada na compra da TAP. "Houve, mas antes da publicação do caderno de encargos. Não é oportuno, da nossa parte, falar dos potenciais interessados, mas haverá várias ofertas e a operação estará concluída no final de Maio", referiu o ministro da Economia.
António Pires de Lima sublinhou, na mesma entrevista, o valor da companhia aérea portuguesa. "Entre a dívida da empresa e o plano de capitalização, que será o critério principal que nos guiará na venda, estamos a falar de um valor bastante superior a mil milhões de euros", notou o governante.
Pires de Lima classificou como "muito razoáveis" os compromissos exigidos ao comprador da TAP, tais como "não fazer despedimentos colectivos durante 30 meses, não fazer "outsourcing" de mais de 25% das operações da empresa durante um determinado tempo e prorrogar os acordos laborais que garantam a paz social durante anos".
"Para nós é importante que surjam investidores que vejam a companhia a médio e longo prazo", acrescentou o ministro da Economia.