Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Geithner: Mais confiança e mais cooperação são necessárias para estabilizar a economia

Segundo o ministro das Finanças da Polónia, o secretário de Estado do Tesouro norte-americana pediu à Europa mais cooperação e confiança para que economia possa alcançar a estabilidade.

16 de Setembro de 2011 às 12:56
  • 1
  • ...
Timothy Geithner (na foto), secretário de Estado do Tesouro dos EUA, está na Polónia para integrar o encontro do Ecofin e terá pedido aos responsáveis da Zona Euro mais cooperação e mais confiança para que a economia mundial, e em particular a da Zona Euro, que é “estrategicamente importante”, possa caminhar para a estabilidade.

A revelação surgiu por parte de Jacek Rostowski, ministro das finanças polaco, em declarações aos jornalistas esta sexta-feira, e citado pela Bloomberg.

A confirmarem-se as palavras de Geithner, estas vão ao encontro do que o responsável adiantou na última quarta-feira – dia em que se cumpriu três anos desde a falência do Lehman Brothers.

Na altura, o secretário de Estado do Tesouro sublinhou que a Europa fez muito nos últimos 18 meses e disse acreditar que a região estará “absolutamente viva” dentro de três anos. Para Geithner, a economia, nesta fase, devia estar num patamar acima da política e que no caso europeu, o “Velho Continente” atravessa um problema de crescimento.

O responsável adiantou ainda que recebeu a garantia de Angela Merkel que, na Europa, “não vamos ter um Lehman Brothers”. Para Geithner estas palavras da chanceler alemã revelam que a responsável germânica “reconhece que [a Europa] tem de fazer mais para assegurar um compromisso credível com o mundo”.

Nas últimas 24 horas têm surgido rumores que Geithner terá pressionado os responsáveis do Euro a aumentarem a dotação do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e para disponibilizarem mais recursos para enfrentar a crise da dívida soberana que assola a Europa há dois anos, refere a Reuters.

Ontem, Christophe Frankel, director financeiro do FEEF adiantou que a Europa poderá aprovar a proposta de expansão dos poderes do Fundo em Outubro.
Ver comentários
Saber mais FEEF economia mundial Zona Euro Timothy Geithner Ecofin Jacek Rostowski Europa Velho Continente Lehman Brothers Christophe Frankel Angela Merkel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio