Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

França: Direita sublinha "abstenção recorde" na primeira volta das legislativas

A União por um Movimento Popular (UMP), partido da direita, do ex-Presidente Sarkozy, desvalorizou hoje as primeiras estimativas de resultados da primeira volta das legislativas, que dão uma maioria absoluta à esquerda, e sublinhou a "abstenção recorde".

10 de Junho de 2012 às 20:41
  • ...
A União por um Movimento Popular (UMP), partido da direita, do ex-Presidente Sarkozy, desvalorizou hoje as primeiras estimativas de resultados da primeira volta das legislativas, que dão uma maioria absoluta à esquerda, e sublinhou a "abstenção recorde".

"Se houve uma abstenção recorde, quer dizer que não houve apoio à esquerda, não se verificou com o novo Governo a dinâmica que vimos no passado com a eleição de Nicolas Sarkozy ou mesmo com a de François Mitterrand", afirmou, na televisão francesa, o ex-primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin.

O líder da UMP, Jean-François Copé, afirmou que o partido registou, junto dos franceses uma "preocupação face ao risco de um aumento em massa de impostos para pagar as promessas do Presidente francês, François Hollande, e face a um recuo da luta contra a delinquência".

De acordo com as primeiras projecções divulgadas às 20:00 (19:00 em Lisboa) pela televisão France2, os partidos da esquerda venceram a primeira volta das eleições legislativas em França, com 47,10% dos votos, o que pode corresponder a entre 305 e 353 assentos parlamentares.

A mesma projecção aponta para que o Partido Socialista tenha tido 34,9% dos votos (entre 270 e 300 assentos parlamentares, contra os 24,73% de votos conseguidos na primeira volta das legislativas de 2007), a direita 35,4% dos votos (entre 227 e 266 assentos parlamentares, contra os contra os 39,5% de votos em 2007), e a extrema-direita 13,4% dos votos (entre zero e dois assentos, contra os 4,29% nas anteriores legislativas).

A mesma estimativa aponta para que a Frente de Esquerda (Partido Comunista e Partido de Esquerda) tenha obtido 6,9% dos votos (entre 14 e 20 assentos parlamentares).

O MoDem terá conseguido 1,5% dos votos (entre zero e três assentos parlamentares), depois de, na eleição de há cinco anos, ter conseguido 7,61% dos votos.

Outro dado revelado pela France2 é a estimativa da taxa de abstenção neste escrutínio, que foi a maior alguma vez registada em França numa eleição legislativa: 42,9% de abstenção, contra os 39,02% registados em 2007.

A segunda volta das eleições legislativas tem lugar no próximo domingo. A campanha arranca às 00:00 de segunda-feira.

Ver comentários
Saber mais França eleições legislativas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio