Notícia
Fisco desmantela rede de fraude ao IVA nos telemóveis
A Autoridade Tributária desmantelou uma rede de fraude carrossel no IVA que levou à constituição de 42 arguidos. Suspeita-se que o Estado tenha sido lesado em 10 milhões de euros.
O Fisco e a GNR desmantelaram uma rede criminosa que desde Janeiro de 2015 se dedicava à falsificação de operações de compra e venda de telemóveis que lesaram o estado em cerca de 10 milhões de euros.
As investigações levaram até ao momento à constituição de 42 arguidos, 20 dos quais pessoas singulares e 22 sociedades, e à apreensão de quatro carros de alta cilindrada, 1000 telemóveis, computadores e dinheiro, segundo um comunicado do Ministério das Finanças.
Os arguidos são suspeitos de crimes de associação criminosa, fraude e fraude qualificada, com eventual branqueamento de capitais.O modus operandi deste grupo, cujo cabecilha já se encontra detido para ser presente esta quarta-feira ao juiz de instrução, passava por simular operações de comercialização de telemóveis, para evitarem a entrega de IVA ao Estado ou conseguirem reembolsos que não eram devidos.
Por esta razão, o Fisco enviou, já em Dezembro de 2015, emails aos operadores nacionais para os alertar para a necessidade de serem criteriosos na escolha dos seus fornecedores.
Na operação desencadeada esta terça-feira 28 de Junho, estiverma envolvidos 69 inspectores tributários e 64 militares da GNR. Ao todo, foram emitidos 34 mandados de busca, a 14 domicílios e 20 escritórios de empresas e de contabilistas certificados (técnicos de contas).