Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

FED prevê recessão nos EUA termina até Junho

A recessão que afecta actualmente os Estados Unidos deverá terminar até Junho deste ano, com a maior economia mundial a recuperar a partir do segundo semestre de 2002, ou mesmo antes, adiantou a Reserva Federal no seu «Beige Book».

16 de Janeiro de 2002 às 19:26
  • ...
A recessão que afecta actualmente os Estados Unidos (EUA) deverá terminar até Junho deste ano, com a maior economia mundial a recuperar a partir do segundo semestre de 2002, ou mesmo antes, adiantou a Reserva Federal (FED) no seu «Beige Book».

De acordo com o referido relatório, a recessão que se iniciou em Março do ano passado demonstra sinais de poder terminar até ao próximo mês de Junho, tendo em conta os dados coligidos pela autoridade monetária norte-americana até 9 de Janeiro.

A mesma fonte referiu que «apesar de existirem ainda indicações que nos levem a ter cautela, existem também alguns dados dispersos de melhoria» da actividade económica nos EUA.

Estas afirmações indiciam que a FED poderá estar próximo de terminar o ciclo de descidas de taxas de juro iniciado no ano passado, que levou a cortes de 475 pontos base na taxa directora da instituição, colocando o preço do dinheiro nos 1,75%, o valor mais baixo desde 1961.

A próxima reunião em que a autoridade monetária norte-americana irá decidir sobre a sua política monetária está marcada para 29 a 30 de Janeiro, com os analistas divididos sobre a possibilidade de serem novamente reduzidos os juros.

O presidente do FED, Alan Greenspan, afirmou no final da semana passada que ainda não é certo que os EUA tenham já encetado uma «recuperação sustentada», apesar dos sinais de melhoria conhecidos nos últimos tempos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio