Notícia
Fed revê em alta previsões de crescimento e inflação
O banco central dos EUA projeta agora uma expansão do PIB de 2,5% este ano, contra 2,0% em setembro, e reviu em alta também a inflação PCE para 2,4% face a 2,3%.
Juntamente com o corte de 25 pontos base nas taxas diretoras, a Reserva Federal (Fed) reviu em alta as previsões de crescimento económico e, mais moderadamente, da inflação para este ano.
A expansão da economia dos EUA deve ser de 2,5% este ano, uma subida de 0,5 pontos percentuais face aos 2,0% previstos no último conjunto de projeções, divulgado na reunião de setembro.
Quanto à inflação, o indicador de preços preferido do banco central dos EUA, o índice de preços com despesas no consumo pessoal (PCE), deve subir um pouco mais do que na previsão de setembro: 2,4% face a 2,3%.
Já a inflação PCE subjacente, que retira as categorias mais voláteis dos alimentos e da energia, deve ser também mais elevada do que o previsto em setembro, atingindo 2,8%, contra 2,6%.
Para 2025, a inflação deve acelerar ligeiramente para 2,5%, enquanto o indicador subjacente deve abrandar também para 2,5%.
No horizonte de previsões, a inflação PCE deve atingir o alvo da Fed de 2% apenas em 2027, quer no indicador principal, quer no indicador subjacente.
Quanto ao crescimento, deve abrandar para 2,1% no próximo ano, 2,0% em 2026 e 1,9% em 2027, mantendo no essencial as previsões de setembro.