Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações cresceram 3,6% em 2015

Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística  revelam que as exportações diminuíram 0,2% no quarto trimestre de 2015 face ao período homólogo, mas no cômputo total do ano o resultado é positivo, verificando-se um aceleramento face ao crescimento de 1,7% em 2014.

Miguel Baltazar/Negócios
10 de Fevereiro de 2016 às 11:19
  • ...

Em 2015 as exportações portuguesas registaram um aumento de 3,6% em relação ao ano anterior, o que representa uma aceleração face ao acréscimo de 1,7% registado em 2014. Já as importações aumentaram 1,9% durante todo o ano passado, revelam os números divulgados esta quarta-feira, 10 de Fevereiro, pelo Instituto nacional de Estatística (INE).

 

Olhando apenas para as importações, verifica-se que estão a crescer menos do que em 2014, quando aumentaram 3,4% no conjunto do ano.

As variações são mais expressivas relativamente ao comércio realizado dentro da União Europeia (UE). Aí, o INE regista um crescimento de 6,3% em 2015 (acima dos 2,5% registados em 2014). Já no que toca a exportações para países terceiros, o balanço final é negativo, já que registaram uma variação anual de -3%, quando no ano anterior a variação havia sido de -0,2%.

 

As variações homólogas mensais relativas a Dezembro permitem concluir que as exportações recuaram 2,8% sobretudo no comércio para fora da União Europeia, em especial nos metais comuns, máquinas e aparelhos e veículos e outros materiais de transporte, salienta o INE. Também as importações diminuíram, mas bastante menos, apenas 0,7% e devido à rubrica dos combustíveis minerais, ou seja, do petróleo, cujos preços tem vindo a cair reflectindo-se assim na contabilidade final das importações.

 

Comparando com Novembro de 2015, o salto é mais significativo. As exportações caem 16,7% e desta vez sobretudo por cauda do comércio dentro da UE (ai são menos 21,6%) e do recuo ao nível das exportações de veículos e de máquinas e aparelhos de plásticos e borrachas. Em contrapartida, também de importaram menos carros e as importações diminuíram 5,9% relativamente a Novembro. 


(Notícia actualizada às 11:40 com mais informação)



Ver comentários
Saber mais INE economia negócios e finanças exportações comércio externo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio