Notícia
Eurostat confirma taxa de inflação negativa em Dezembro na Zona Euro
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro caiu, em Dezembro, abaixo de zero (-0,2%) pela primeira vez em mais de cinco anos, confirmou o Eurostat esta sexta-feira. Em Portugal a taxa de inflação homóloga desceu para -0,3%.
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro caiu, em Dezembro, para o valor negativo de -0,2%, confirmou esta sexta-feira, 16 de Janeiro, o Eurostat. A primeira leitura, conhecida na semana passada, já apontava para este valor, que é o mais baixo desde Setembro de 2009. Um ano antes – em Dezembro de 2013 – a taxa de inflação fixava-se em 0,8%.
Na União Europeia, a taxa de inflação homóloga desceu para -0,1% no último mês do ano passado, depois de se ter fixado em 1% em Dezembro de 2013.
Segundo o gabinete estatístico da União Europeia, foram registadas taxas de inflação homóloga negativas em 16 Estados-membros. As mais baixas foram verificadas na Grécia (-2,5%), Bulgária (-2%), Espanha (-1,1%) e Chipre (-1%), enquanto as mais elevadas registaram-se na Roménia (1%), Áustria (0,8%) e Finlândia (0,6%).
A contribuir para a queda dos preços na região da moeda única esteve, de acordo com o Eurostat, a descida do preço dos combustíveis para transportes e aquecimento e das telecomunicações.
Em Portugal, a taxa de inflação homóloga desceu para -0,3% em Dezembro, indo ao encontro dos dados revelados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que mostram que a queda do preço do petróleo dominou o final do ano e ditou uma queda da inflação média anual em Portugal de 0,3%, inferior às previsões de todas as principais instituições: Governo, Banco de Portugal, Comissão Europeia e FMI apontavam para uma estagnação ou queda de apenas 0,1%.