Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro atinge máximo das últimas duas semanas

O euro ganhou hoje face ao dólar, atingindo o valor mais elevado nas últimas duas semanas, após a divulgação do aumento da produção industrial europeia e do preço dos consumidores na Alemanha e...

25 de Julho de 2000 às 19:09
  • ...
O euro ganhou hoje face ao dólar, atingindo o valor mais elevado nas últimas duas semanas, após a divulgação do aumento da produção industrial europeia e do preço dos consumidores na Alemanha e França, indiciando um aumento das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE).

A moeda única registava, às 18h50, uma valorização de 0,52%, tendo atingindo um valor máximo de 0,9431 dólares e um mínimo de 0,9319 dólares durante a sessão.

A produção industrial na Zona Euro, anunciada ontem, cresceu 7,2% no mês de Maio.

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) na Alemanha cresceu 0,4% em Julho e 1,9% face ao mesmo período do ano passado. Na França os preços registaram uma subida de 0,3% em Junho face ao mês de Maio, impulsionados pelo aumento do custo dos bens energéticos.

Segundo um economista contactado pelo Canal de Negócios, «a produção industrial europeia e os preços no consumidor aumentaram e vieram dar margem de manobra para que o euro venha a subir. A expectativa de um aumento nas taxas de juro na Europa fortalecerá o euro».

O aumento do preço nos consumidores das duas maiores potências europeias indicia a existência de pressões inflaccionistas e, para que o BCE controle o crescimento generalizado dos preços, deverá aumentar as taxas de juro.

Com taxas de juro mais elevadas, o nível de actividade económica é mais reduzido, incentivando a poupança, e conduzindo a uma inflação mais reduzida.

Na opinião do mesmo economista, «o euro deverá ganhar terreno face ao dólar nas próximas semanas».

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio