Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha mais que duplica exportações de electricidade para Portugal (act)

As exportações líquidas de electricidade de Espanha para Portugal mais que duplicaram em 2004, face ao ano anterior, permitindo que a Espanha passa-se, pela primeira vez desde 1998, a apurar um saldo exportador positivo.

  • ...

As exportações líquidas de electricidade de Espanha para Portugal mais que duplicaram em 2004, face ao ano anterior, permitindo que a Espanha passasse, pela primeira vez desde 1998, a apurar um saldo exportador positivo.

Segundo a Red Eléctrica de España (REE), companhia que gere a rede eléctrica espanhola, as exportações líquidas de electricidade de Espanha para Portugal atingiram 6,25 mil GWh este ano, face aos 2,79 mil GWh registados em 2003.

Segundo o mapa fornecido pela REE, as exportações de Espanha para Portugal ascenderam a um total de 8,984 GWh, enquanto as importações provenientes de Portugal ascenderam a um total de 2,73 GWh, resultando assim num saldo favorável a Espanha de 6,25 mil GWh.

A Espanha tem sido sempre um exportador líquido de electricidade para Portugal desde 2000, mas nesse ano totalizaram apenas 931 GWh.

Portugal e Espanha estão a criar Mercado Ibérico de Electricidade (Mibel), com data prevista de arranque em Junho de 2004, e inauguraram ontem a linha eléctrica Alqueva-Balboa, que permite duplicar a capacidade de interligação dos dois países.

O aumento das vendas para Portugal permitiu à Espanha, pela primeira vez desde a liberalização do mercado em 1998, ser um exportador líquido de electricidade. Contudo, o país é ainda um importador líquido de electricidade de França (5,17 mil GWH). Com Andorra e Marrocos, a Espanha também apresenta um saldo exportador positivo.

Procura de electricidade aumenta 3,6% em Espanha

A procura de energia em Espanha aumentou 3,6% em 2004, impulsionada pelo crescimento económico do país que ultrapassou a média europeia dos últimos oito anos.

A REE disse em comunicado que este ano foram instaladas no país várias centrais produtoras de energia, com uma capacidade de 3.865 megawatts, aumentando a capacidade de produção em 9,1%.

O país vizinho registou uma procura recorde dia 9 de Dezembro quando o pico da procura atingiu os 38.210 MW, devido à descida das temperaturas. O crescimento na procura deste ano está em linha com as expectativas do governo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio