Notícia
Empresas britânicas financiam ajuda ao combate aos fogos em Portugal
As empresas de capitais britânicos e internacionais, presentes no mercado português, vão disponibilizar fundos no valor de 50 mil euros, com o objectivo de ajudar no combate aos incêndios.
Esta é uma iniciativa da Embaixadora do Reino Unido em Portugal, Dame Glynne Evans, e que envolve ainda as empresas Tejo Energia, a Vodafone, a BP, o Barclays, a Shell, a GlaxoSmithKline, a British Airways e a British Airways Cargo.
O material retardador de chamas que irá ser disponibilizado será aplicado em Portugal com a ajuda de uma equipa de peritos britânicos especializados no combate aos incêndios.
Estes deverão chegar a Portugal amanhã hoje, 8 de Agosto para colaborarem com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil em regime de voluntariado.
A equipa será chefiada pelo director da empresa Acqua Lider, que produz o material a ser utilizado no combate aos fogos florestais.
O produto em questão é designado por Foc-Stop Fire Retardant e é fabricado pela empresa britânica Acqua Lider.
Consiste num aditivo sob a forma de um pó branco granulado seco que se mistura com água numa baixa proporção de mistura entre 0,1% e 0,175%, formando um gel, que é depois aplicado utilizando material flexível, mangueiras de vácuo, ou sendo previamente misturado em depósitos no caso de incêndios agrícolas ou industriais.
Este produto é biodegradável, não tóxico, não irritante e não agride o meio ambiente e não é corrosivo. É utilizado para o controlo e supressão de fogos em zonas rurais e industriais.