Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia do Reino Unido vai crescer ao ritmo mais elevado desde 2000

A economia do Reino Unido vai crescer ao ritmo mais alto desde 2000 durante este ano, de acordo com as previsões do Ministro das Finanças britânico, Gordon Brown. O Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer entre 3% e 3,5%, mantendo-se este ritmo em 2005

17 de Março de 2004 às 14:30
  • ...

A economia do Reino Unido vai crescer ao ritmo mais alto desde 2000 durante este ano, de acordo com as previsões do Ministro das Finanças britânico, Gordon Brown. O Produto Interno Bruto (PIB) deverá crescer entre 3% e 3,5%, mantendo-se este ritmo em 2005.

«Posso dizer que vai haver um fortalecimento da economia britânica este ano», revelou o Chancellor of the Exchequer – título por que é conhecido o ministro das finanças em Inglaterra – no seu discurso anual de apresentação do orçamento de Estado.

Gordon Brown diz que as previsões de crescimento do PIB em 2004 são de 3 a 3,5%, tal como havia sido adiantado em Dezembro, e acrescentou que este ritmo deverá repetir-se em 2005. Para 2006 haverá um abrandamento, com a economia a crescer entre 2,5% e 3%.

A confirmarem-se as previsões do ministro britânico, a economia do Reino Unido vai crescer a um ritmo quase duas vezes superior ao Japão e aos países da Zona Euro, que avançaram 1,8% este ano, segundo previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Em relação ao euro, Gordon Brown adiou a discussão da entrada do Reino Unido na união monetária por mais um ano, dizendo que irá rever a matéria por altura da apresentação do orçamento de estado do próximo ano.

As previsões de crescimento da economia do Chancellor of the Exchequer ficam acima das estimativas dos economistas contactados pela Bloomberg, que prevêem um crescimento de 3,2% este ano e de 2,7% em 2005.

Os analistas estimam ainda que o Banco de Inglaterra possa subir as taxas de juro ao longo do ano. As taxas estão actualmente nos 4% e o Banco de Inglaterra diz que a economia pode crescer a uma taxa de 2,5% por ano sem fazer disparar a inflação.

«Com o crescimento a avançar acima da taxa de 2,5%, prevemos que o Comité de Política Monetária [do Banco de Inglaterra] vá aumentando as taxas de juro em 0,25% trimestralmente» disse Michael Saunders, economista do Citigroup, citado pela Bloomberg.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio