Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Durão Barroso confirma Ferreira Leite nas Finanças; Carlos Tavares na Economia (act2)

Durão Barroso apresentou hoje o elenco do novo Governo ao Presidente da República Jorge Sampaio, confirmando a nomeação de Manuela Ferreira Leite para as Finanças e de Carlos Tavares para a Economia.

02 de Abril de 2002 às 14:48
  • ...
Durão Barroso apresentou hoje o elenco do novo Governo ao Presidente da República Jorge Sampaio, confirmando a nomeação de Manuela Ferreira Leite para as Finanças e de Carlos Tavares para a Economia.

Depois de apresentar a composição do novo Governo ao presidente da República, Durão Barroso disse aos jornalistas estar «muito satisfeito com esta equipa, que está à altura dos excepcionais desafios que nos espera».

Durão Barroso desmentiu categoricamente que tenha convidado outras personalidades para a pasta das Finanças que não Manuela Ferreira Leite. «Foi a minha primeira escolha para a pasta das Finanças e não sondei outras personalidades», disse o novo primeiro-ministro.

«(Ferreira Leite) é a ministra das Finanças que Portugal precisa», acrescentou. A nova ministra das Finanças será também ministra de Estado, assumindo o lugar de número dois no novo Governo.

Carlos Tavares é administrador e vice-presidente do Santander em Portugal e responsável pelo programa de privatizações no Governo de Cavaco Silva entre 1989 e 1991, ao ocupar a secretaria de Estado do Tesouro.

Durão Barroso adiantou que escolheu personalidades «com muita experiência e seriedade porque o país não está em condições de fazer experiências», sublinhando que «quis jogar pelo seguro». Os ministros «têm provas dadas em anteriores governações ou nas suas actividades» profissionais, adiantou.

O novo primeiro-ministro alerta para o facto de todos os problemas do país não serem resolvidos só pelo Governo. «Nem tudo depende do pai Estado ou do pai-Governo», disse Durão Barroso, avançando que tem de haver um compromisso de todos os intervenientes nacionais.

«Será um Governo de trabalho, e é de trabalho que o país precisa», acrescentou Durão Barroso, adiantando que «Portugal não pode falhar. O próximo Governo não pode falhar».

O novo elenco do XV Governo vai tomar posse no próximo sábado às 11h00 no Palácio da Ajuda.

Paulo Portas será Ministro de Estado e da Defesa Nacional. Celeste Cardona será ministra da Justiça, enquanto Bagão Felix vai assumir o Ministério da Segurança Social e do Trabalho, com o Partido Popular a garantir três ministros no novo Governo.

O novo primeiro-ministro, e líder do Partido Social Democrata (PSD) optou por realizar um acordo de coligação com o CDS-Partido Popular, visando obter a maioria absoluta no Parlamento, algo que não conseguiu nas últimas eleições legislativas de 17 de Março.

Para ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas Durão Barroso escolheu António Martins da Cruz, embaixador de Portugal em Madrid desde 1999.

Junto segue lista dos ministros do novo Executivo:

Primeiro-ministro-José Manuel Durão Barroso

Ministra de Estado e das Finanças-Manuela Ferreira Leite, 61 anos. Foi secretária de estado do Orçamento entre 1990-91, e foi secretária de Estado Adjunta do Orçamento entre 1991-93, tendo assumido a pasta da Educação entre 1993-95, sempre sob a liderança de Cavaco Silva. Entre 1996-2001 foi a vice-presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República.

Ministro de Estado e da Defesa Nacional-Paulo Portas, 39 anos, líder do Partido Popular, tendo garantido um assento como deputado do Parlamento Europeu em 1999.

Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas-António Martins da Cruz, 55 anos, é Embaixador em Madrid desde 1999.

Ministro da Administração Interna-António Figueiredo Lopes, 65 anos, assumiu o Ministério da Defesa Nacional em 1995 na governação de Cavaco Silva.

Ministra da Justiça-Celeste Cardona, 50 anos, vogal da Comissão Política Nacional do CDS/PP.

Ministro da Presidência-Nuno Morais Sarmento, 41 anos, actual vice-presidente da Comissão Nacional Política Nacional do Partido Social Democrata (PSD)

Ministro dos Assuntos Parlamentares-Luís Marques Mendes, (44 anos), foi presidente do Grupo Parlamentar do PSD entre 1996 e 1999.

Ministro- adjunto do Primeiro Ministro -José Luís Arnaud, 39 anos,actual secretário-geral do PSD

Ministro da Economia-Carlos Tavares, 48 anos, administrador e vice-presidente da comissão executiva do Banco Santander de Negócios Portugal. Foi secretário de Estado do Tesouro entre 1989-91, tendo sido colega de Ferreira Leite nas Finaças entre 1990-91, altura em que a responsável era secretária de Estado do Orçamento. Foi vice-presidente da Caixa Geral de Depósitos e presidente do Banco Nacional Ultramarino.

Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas - Armando Sevinate Pinto, 56 anos, integra a empresa Agroges, dedicada à consultoria nos domínios da economia agrária e foi director da Comissão Europeia (CE) entre 1987 e 1993.

Ministro da Educação -David Justino 49 anos, economista e assume a vice-presidência do Grupo Parlamentar do PSD.

Ministro da Ciência e do Ensino Superior -Pedro Lynce, professor do Instituto Superior de Agronomia e foi secretário de Estado do Ensino Superior nos XI e XII Governos constitucionais.

Ministro da Cultura - Pedro Roseta 58 anos, assumiu funções na presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Ministro da Saúde -Luís Filipe Pereira58 anos, economista e assumiu entre 1987 e 1989, a Secretaria de Estado da Segurança Social e a Secretaria de Estado da Energia, entre 1991 a 1995.

Ministro da Segurança Social e do Trabalho-António Bagão Félix, 53 anos, foi secretário de Estado da Segurança Social entre 1980-83. Foi secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional entre 1987-1991.

Ministro das Obras Públicas e Transportes -Luís Valente de Oliveira, 65 anos, vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e foi ministro do Planeamento e Administração do Território entre 1985 a 1995.

Ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento -Isaltino Morais, 53 anos, presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Domingos Jerónimo, 56 anos, é consultor superior da Portugal Telecom (PT), tendo sido sub-secretário de Estado Adjunto do ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1992 e 1995.

Por Bárbara Leite

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio