Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dois meses antes do escândalo, BPN continuava a distribuir prendas pelo poder

Dois meses antes de deixar o grupo, e com o Banco de Portugal (BdP) atento, o ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN), José de Oliveira e Costa, continuava a distribuir presentes. Entregou aos colaboradores uma lista com os nomes dos destinatários das prendas de Natal, na sua maioria gente colocada ao mais alto nível da hierarquia do Estado, uma prática habitual, noticia hoje o "Público".

02 de Novembro de 2009 às 08:39
  • ...
Dois meses antes de deixar o grupo, e com o Banco de Portugal (BdP) atento, o ex-presidente do Banco Português de Negócios (BPN), José de Oliveira e Costa, continuava a distribuir presentes. Entregou aos colaboradores uma lista com os nomes dos destinatários das prendas de Natal, na sua maioria gente colocada ao mais alto nível da hierarquia do Estado, uma prática habitual, noticia hoje o “Público”.

Em Dezembro de 2006 e de 2007, tal como em anos anteriores, Oliveira e Costa deu indicações para enviar presentes ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, aos ministros e secretários de Estado mais poderosos. Uma lista que contemplava os líderes do PSD, membros do grupo parlamentar e até mesmo os supervisores que tutelavam as empresas financeiras da SLN, como BdP e Instituto de Seguros de Portugal. Gestores públicos e privados, advogados e jornalistas também estavam na lista.

O valor das ofertas era tanto mais elevado quanto o cargo ocupado por quem os iria receber. A lista de presentes contemplava desde perfumes, vinhos do grupo (Raposeira, Tapada de Chaves, Murganheira), até grandes e pesados baús, caixas e taças de prata.

A constituição da lista de ofertas natalícias replicava em parte o modo como Oliveira e Costa desenvolveu o grupo: centrado na sua figura, a quem cabia articular as relações entre os investidores, na sua maioria pequenos e médios empresários com negócios que iam desde a construção civil até à venda de rações para animais.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio