Notícia
Dívida total da cidade de Lisboa ascende a 210% das receitas
A agência de notação financeira baixou hoje a qualidade para a dívida da cidade de Lisboa, devido aos “desafios financeiros” que a Câmara tem pela frente. As contas da Moody’s dizem que a dívida total da cidade ultrapassa em 210% as receitas operacionais
A agência de notação financeira baixou hoje a qualidade para a dívida da cidade de Lisboa, devido aos "desafios financeiros" que a Câmara tem pela frente. As contas da Moody’s dizem que a dívida total da cidade ultrapassa em 210% as receitas operacionais geradas.
A Moody’s, depois da ameaça feita em Setembro, efectivou hoje um corte no "rating" da cidade de Lisboa.
A notação para a dívida de longo prazo desceu de "Aa2" para "Aa3". O "outlook" continua a ser "negativo".
A justificar este "downgrade", a agência cita os "desafios financeiros" que a autarquia tem pela frente.
Em Setembro, a directora municipal de Finanças, revelou que a Câmara Municipal de Lisboa tem um passivo global de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 637 milhões são dívidas a curto-prazo.
Para resolver esta situação, o novo presidente da Câmara apresentou um plano de saneamento que tem como objectivo a resolução do passivo de curto prazo, onde se contabiliza uma dívida de 350 milhões de euros a fornecedores.
O saneamento das finanças da Câmara passará por um empréstimo de cerca de 500 milhões de euros, a 12 anos.
A Moody’s aplaude este plano, mas afirma que a cidade terá de ter "capacidade para implementar reformas estruturais", sobretudo "do lado das despesas".
Segundo os cálculos da Moody´s, a dívida total da cidade já chega a 210% das receitas operacionais.