Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dívida da Parmalat ficou oito vezes acima do divulgado

A dívida da Parmalat atingiu, em Setembro passado, 14,3 mil milhões de euros, quase oito vezes acima do divulgado pela companhia antes da abertura de falência.

26 de Janeiro de 2004 às 13:50
  • ...

A dívida da Parmalat atingiu, em Setembro passado, 14,3 mil milhões de euros, quase oito vezes acima do divulgado pela companhia antes da abertura de falência.

Esta informação foi relatada pela PricewaterhouseCoopers, os novos auditores da companhia.

O valor do volume de negócios, por seu lado, foi empolado pela empresa. Em Setembro, a vendas da Parmalat cifraram-se nos quatro mil milhões de euros e não nos 5,4 mil milhões de euros conforme foi divulgado nos resultados do primeiros nove meses do ano.

A empresa entrou em colapso, no mês passado, depois de admitir que uma conta com 4,9 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros) no Bank of America não existia na realidade.

O fundador da empresa, Calisto Tanzi foi, entretanto, preso com outras 11 pessoas, e admitiu que estariam contabilizados activos falsos no valor de até oito mil milhões de euros e escondido o valor real da dívida da companhia de lacticínios italiana.

A companhia, diz-se, no entanto, capacitada para honrar os compromissos com os seus fornecedores, apesar de ter havido algumas excepções em alguns países, como Brasil e Estados Unidos.

Nestes dois países, estão já, no local, grupos de trabalho para auxiliar a gestão local para chegar a acordo com os bancos que financiavam as respectivas operações, afirmou a mesma fonte.

A Parmalat pediu falência recentemente, sendo um dos maiores escândalos contabilísticos da história empresarial europeia e que está a abalar a Itália.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio